economia
- “Trabalhar com pessoas de baixa renda significa que é preciso escala”, disse Luis Minori, da firma de pesquisas de mercado Ipsos(BRAUDEL PAPERS 04).
- A inadimplência nos financiamentos de carros vem subindo porque muitos dos novos clientes que jamais tinham adquirido um automóveldeixaram de levar em conta os custos adicionais, como o emplacamento, o seguro, o combustível e a manutenção,ao mesmo tempo em que suas rendas reais estavam sendo erodidas pela inflação (BRAUDEL PAPERS 04).
- As pessoas pobres medem o tamanho de suas prestações comparado a sua renda mensal, ignorando que, quando as prestações tiverem sido saldadas, terão pagado duas ou três vezes o preço à vista dos bens (BRAUDEL PAPERS 05).
Os juros astronômicos protegem os bancos brasileiros contra a inadimplência ampla, já que eles recuperam seus empréstimos com grandes lucros. Em relação ao PIB, a dívida privada no Brasil é baixa (35%) comparada à da zona do euro (116%), dos Estados Unidos (201%) e do Japão (419%) (BRAUDEL PAPERS 05).
- Os ativos no Brasil se multiplicaram por sete desde que sua economia se estabilizou, em 1995,
Chegando a 257% do PIB.(BRAUDEL PAPERS 05).
- Nos Estados Unidos, as leis congelavam a estrutura de operação dos bancos. O volume de crédito, em relação às dimensões da economia, era muito menor do que é hoje, com mais garantias e sem cartões de crédito.(BRAUDEL PAPERS 06).
- A Agência Internacional de