economia
Capítulo 16 - Oligopólio
1.Se um grupo de vendedores pudesse formar um cartel, que quantidade eles tentariam vender e a que preço?
Os vendedores venderiam umaquantidade de bens que maximizasse o lucro total, onde o preço seria superior ao custo marginal. A quantidade vendida seria socialmente ineficiente. Ou seja, na pratica teria o mesmo efeito se o mercadotivesse apenas um vendedor (monopólio).
2. Compare a quantidade e o preço de um oligopólio com os de um monopólio.
No oligopólio os produtores produzem uma quantidade total maior que a quantidademonopolista, cobram um preço inferior ao preço monopolista e teriam um lucro total menor do que o lucro monopolista.
3. Compare a quantidade e o preço de um oligopólio com os de um mercadocompetitivo.
No oligopólio os produtores produzem uma quantidade total menor que a quantidade produzida em um mercado competitivo, cobram um preço superior ao preço praticado no mercado competitivo e teriam umlucro maior do que o lucro se fosse um mercado competitivo.
4. De que maneira o número de empresas de um oligopólio afeta o resultado de seu mercado?
Quando aumenta o número de empresas de umoligopólio, o produtor pondera dois efeitos: O efeito quantidade: como o preço é superior ao custo marginal, vender mais 1 unidade do produto ao preço em vigor aumentará o lucro.
O efeito preço:aumentar a produção aumentará a quantidade vendida total, o que diminuirá o preço da água e o lucro de todos os demais galões vendidos.
Se o efeito quantidade for maior do que o efeito preço, oproprietário do poço aumentará a produção. Se o efeito preço for maior do que o efeito quantidade, o proprietário não aumentará a produção (na verdade, neste caso, é lucrativo reduzir a produção).
Assim, àmedida que o número de vendedores em um oligopólio aumenta, o mercado oligopolista fica cada vez mais parecido com um mercado competitivo. O preço se aproxima do custo marginal e a