Economia
Os blocos econômicos são tipos de acordo intergovernamentais, que algumas vezes fazem parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comercio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes. As maiorias do bloco econômico comerciais estão definidas por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com o seu nível de integração econômica.
2. CONCEITO E TIPOS
Bloco econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômicos, se estendendo em alguns casos á integração social desses países, tem como uma das idéias principais a visão de que haja uma integração maior entre os países e a facilitação do comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.
São definidos quatro tipos de blocos econômicos, primeiro seria a determinação de uma área de livre comércio com ele, isento de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal. Na segunda fase de interesses mais amplos, a união aduaneira apresenta a implementação de condutos de comercio, além de regras para comércios com países que não fazem parte dessa união. A terceira parte é a criação de um mercado comum, que implica numa integração maior entre as economias e regras de comercio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre esses países de forma livre.
Esses estágios são baseados nas fases passadas por blocos econômicos, porém não se fazem obrigatórios para a criação de um grupo.
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS DOS BLOCOS
Livres do comercio geralmente são contrários aos ideais dos blocos econômicos, pois defendem a teoria de que os mesmos influenciam regiões em oposição ao livre comercio global, os blocos econômicos podem ser formados por acordos entre vários estados como MERCOSUL ou parte de uma organização regional como a união Européia, dependo do nível de integração econômica os blocos