economia
O subdesenvolvimento é caracterizado pela produção do setor primário com destino a exportação, alta concentração da propriedade rural, baixa renda per capita, altas taxas de desemprego e subemprego, baixo consumo e altos índices de mortalidade e natalidade. O que mais se destaca no subdesenvolvimento é o setor primário, a subordinação de poucos produtos de origem agropecuária ou extrativa, e os preços pagos por quem compra é relativamente inferior aos preços dos produtos industrializados, e isso gera um desequilíbrio entre importações e exportações dos países agroexportadores.
Hoje é fato o endividamento dos países subdesenvolvidos, pois para importar os produtos manufaturados, tecnologia ou serviços especializado, estes recorrem a créditos oferecidos por instituições financeiras e bancos.
O principal problema dos países subdesenvolvidos é o atraso tecnológico. A importação de tecnologia acarreta consequências sociais graves, além do endividamento, a substituição da mão-de-obra por máquinas, aumenta o numero dos desempregados.
As alianças de países subdesenvolvidos com a elite gera somente benefícios dos países desenvolvidos, que se beneficia da mão-de-obra barata, mercado para seus produtos tecnológicos.
Subdesenvolvimento Economico é um conceito utilizado a partir da revolução industrial, para dividir países entre setores de produção, e tecnologia. Este conceito passou a ser utilizado pela ONU apos a segunda guerra mundial, mas cientistas acreditam que o correto seria dizer: desenvolvimento desigual