Economia
Nesta entrevista da jornalista Cláudia Trevisam, do jornal o Estado, corrrespondente de Washington, na data de 12 de abril de 2014, ao economista e diretor do FMI, José Vlnals, aborda questões econômicas que nos afeta diretamente em nossa vida cotidiana, tais questões são: controle da inflação, comportamento das taxas de juros, prevenção de futuras turbulências externas, que possam provocar aumento da taxa de juros e depreciação da moeda, implantação de reformas estruturais, para ampliar a capacidade de crescimento, a dependência de políticas monetárias expancionistas, enfrentar o desafio de caminhar para um desenvolvimento sustentável, período de crise e de crescimento, desafio de deixar a política monetária expansionista, ou seja, de passar da dependência de liquidez para uma situação de crescimento sustentável, é fundamental manter a inflação sob controle, ter finanças publicas sólidas, e realizar reformas estruturais que permitam ao país seu crescimento potencial, vulnerabilidade externa, o país estará em uma melhor posição, se atentar para a observância desses fatores, que poderão vir, de um cenário internacional, déficit governamental; estar atento a saúde do setor corporativo e ser vigilante à dívida acumulada pelo setor e tentar administrar os riscos associados ao débito das companhias. elevação de jurus para controlar a inflação, proporciona maior confiança no Brasil, por parte dos investidores.
LEILÃO PARA FREAR PREÇO DA ENERGIA NÃO RESBOLVE
Segundo a matéria da revista Veja, sobre o setor elétrico, no Brasil, encontramos problemas econômicos fundamentais, um desses grandes problema é escassez de recursos de produção, então, a sociedade terá de escolher: o que e quanto produzir? como produzir? para quem produzir?
Dada a escassez que o setor elétrico tem enfrentado, por falta das chuvas as represas de hidrelétricas, estão com baixo nível, provocando um aumento no preço da energia.
Ocorre que as