economia
Decisão Racional - decisão que melhor serve os objectivos do decisor, que pode ser um consumidor, uma empresa ou o governo. É uma decisão que analisa os custos e os benefícios de cada decisão.
Maximização da Utilidade - valor e satisfação que se obtém quando o consumidor decide. A utilidade pode ser definida como a quantidade de “prazer” ou divertimento que se consegue obter com o consumo de algo. Economicamente, podemos defini-la como ao preço que se está disposto a pagar por um bem ou serviço.
Maximização do Lucro - maximizar os lucros significa manter os custos tão baixos quanto possíveis e as receitas tão elevadas quanto possível. Quererão cobrar um preço que seja alta de forma a cobrar os custos, mas baixo de forma a poderem vender produção.
Divisão do Trabalho - divisão de uma tarefa complexa, num número mais reduzido e especializado de tarefas, para que cada trabalhador possa desempenhar um trabalho específico.
Esta divisão permite ganhos de produtividade. Obriga também à especialização do trabalho.
Troca - devido à especialização, as pessoas não produzem tudo aquilo que necessitam para satisfazer as suas necessidades. Desta forma, torna-se fundamental que exista troca entre aqueles que produzem, por exemplo, alimentação e aqueles que produzem vestuário. Sem esta troca, a divisão do trabalho possui reduzidos efeitos.
Custo de Oportunidade - valor da alternativa sacrificada resultante da escolha feita pelo decisor. Ex. Valor dos televisores abdicados, quando decidimos produzir mais carros. É a quantidade (valor) de outros bens