economia
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................
2 EM QUE SENTIDO O LIBERALISMO ECONÔMICO DETERMINA O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES ....................................................
3 CONCLUSÃO ........................................................................................................
4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
Entende-se liberalismo como uma doutrina política surgida na Europa, na Idade Moderna. Defende as liberdades individuais frente ao poder do Estado e oportunidades igualitárias a todos. Essa expressão do liberalismo está vinculada à atividade estatal no domínio econômico social.
O princípio liberal baseia-se em que o homem nasce livre, tem a propriedade dos bens que extrai na natureza ou adquire por seu mérito e pode fazer sua liberdade prevalecer sobre as reações primárias do próprio instinto e orientar a sua vontade para a virtude. Deve-se reconhecer sua liberdade em relação ao seu próprio destino e ao objetivo da felicidade coletiva.
O liberalismo é fundamentado nas teorias racionalistas e empiristas do Iluminismo, e na expansão econômica gerada pela industrialização. Converteu-se desde o final do século XIII na ideologia da burguesia em sua luta contra as estruturas que se opunham ao livre jogo das forças econômicas e à participação da sociedade na direção do Estado. Os principais teóricos o liberalismo são: Adam Smith, Jean- Jacques Rousseau, Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu, Benjamin Franklin, entre outros.
O Estado com preceitos liberais exerce atuação mínima no domínio econômico. Não há Estado que deixe de toda forma de participar da atividade econômica. A sua participação mais intensa em qualquer uma das atividades administrativas - serviços públicos,