Economia
Livro: Sonho Grande
Autora: Cristiane Correa
O livro começa com um prefácio de Jim Collins, um ex-professor de MBA de Stanford. Ele descreve como conheceu Jorge Paulo Lemann e como ele pode ser comparado com os maiores empresários que conhecemos com Bill Gates e Steve Jobs.
Lermann é filho de suíços, migou para o Brasil, com estrutura financeira confortável, estudou em bons colégios.
O primeiro grande desafio de Lemann, foi estudar em Harvard University, onde sua adaptação não foi das melhores em termos de notas. Para coroar ao chegar de férias ao Brasil recebeu uma carta da universidade pedindo para que ele se ausentasse por uma no para amadurecer. Ele não acatou essa sugestão retornou a universidade e se formou em dois anos sendo que o prazo normal para conclusão era três anos.
No retorno ao Brasil se propôs a trabalhar no mercado financeiro, mas exatamente no mercado de capitais, porém era um mercado embrionário e logo desanimou. Resolveu ganhar experiência no mercado financeiro europeu, mas exatamente no Credit Suisse, não gostou a estrutura hierárquica e desistiu.
Viveu por quase dois anos como tenista profissional, disputou dois Grand Slam e uma Copa Davis. Quando percebeu que jamais estaria entre os melhores do mundo desistiu.
Retornou ao Brasil para trabalhar em uma pequena empresa de crédito, em pouco tempo estruturou uma área de mercado de capitais, começou a incomodar as grandes corretoras da época. Devido um erro estratégico da companhia ela quebrou e sua pequena participação acionaria virou pó.
Foi trabalhar em outra corretora, se tornou sócio com participação relevante com outros dois sócios, essa corretora estava muito bem, porém após três anos ele chegou a um impasse. Tinha a ideia de atrair talentos oferecendo participação societária mas os demais sócios não tinham esta visão, tentou comprar a corretora mas foi obrigado a vender sua participação.
Com a bolada que recebeu pode ser dono de próprio nariz e