ECONOMIA
Antes de conceituar a Auditoria Ambiental é importante conceituar Sistema de Gestão Ambiental (SGA). SGA é a parte do sistema global que inclui a estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos a desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental.
A ISO 14001 define, de acordo com Maimon, o Sistema de Gestão Ambiental como:
A parte do Sistema de Gestão Global que inclui a estrutura organizacional, o planejamento de atividades, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para o desenvolvimento, implantação, alcance, revisão e manutenção da política ambiental (MAIMON, 1999, p.85).
Depois que se conceituou o que seria o SGA, pode-se começar a definição de auditoria e auditoria ambiental. Para Sá (1990) a auditoria pode ser vista como uma revisão, perícia, intervenção, exame de contas ou de toda uma escrita, constantemente ou eventualmente. O termo auditoria pode ser observado ainda como: exames de documentos antes de escriturados, o que poderia ser chamado de pré-auditoria; um exame sistemático de todos os fatos realizados dentro da empresa; exame semestral ou anual de contas para aprovação; exame eventual solicitado por alguém competente para verificação da exatidão de procedimentos de uma administração; dentre outros.
Verificamos após extensa pesquisa bibliográfica que os livros de auditoria e contabilidade
Dificilmente mencionavam ou conceituavam a auditoria ambiental. Porém nesta pesquisa conseguiu se compilar um material que possibilitou apresentar alguns conceitos que se julgou importantes para o entendimento do que é auditoria ambiental e qual o seu papel nas organizações.
Maimon (1992) explica que a auditoria ambiental iniciou-se, voluntariamente, na segunda metade da década de 70, em várias empresas americanas, tais como General Motors, Olin e Alhied Signal. Nos países desenvolvidos a maior freqüência de