trabalho anhaguera
Passo 1.
Conversão Eletromecânica de Energia
Estuda os princípios e processos de conversão de energia elétrica em
Mecânica e vice-versa. Desenvolve meio para a obtenção dos modelos dos transdutores eletromecânicos.
A conversão eletromecânica envolve a troca de energia entre um sistema mecânico e um sistema elétrico através de um campo de acoplamento, que pode ser de origem elétrica ou magnética.
Processo que realiza-se através do campo elétrico ou magnético de um dispositivo de conversão, como agente intermediário.
Este processo é essencialmente reversível, exceto por uma pequena quantidade de energia que se perde em aquecimento.
Relação entre Indução eletromagnética e Força eletromagnética
Indução eletromagnética:
E o fenômeno que origina a produção de uma força eletromotriz (f.e.m. ou Tensão) num meio ou corpo exposto a um campo magnético variável, ou bem num meio móvel exposto a um campo magnético estático.
É assim que, quando o corpo é um condutor, produz-se uma corrente induzida. Este fenômeno foi descoberto por Michael Faraday que o expressou indicando que a magnitude da tensão induzida é proporcional à variação do fluxo magnético.
Força eletromagnética:
A força que um campo eletromagnético exerce sobre cargas elétricas, chamada força eletromagnética, é uma das quatro forças fundamentais. As outras são: a força nuclear forte (que mantém o núcleo atômico coeso), a força nuclear fraca (que causa certas formas de decai mento radioativo), e a força gravitacional. Quaisquer outras forças provêm necessariamente dessas quatro forças fundamentais. A força eletromagnética tem a ver com praticamente todos os fenômenos físicos que se encontram no cotidiano, com exceção da gravidade. Isso porque as interações entre os átomos são regidas pelo eletromagnetismo, já que são compostos por prótons, elétrons, ou seja, por cargas elétricas. Do mesmo modo as forças eletromagnéticas interferem nas relações intermoleculares, ou seja, entre nós