economia
UNIDADE I
FUNÇÕES INORGÂNICAS
A Química Inorgânica é a ciência que estuda os elementos químicos e as substâncias da natureza, como os minérios, os metais, e mais precisamente os compostos que não possuem carbono coordenado em cadeias, investigando as suas estruturas, propriedades e a explicação do mecanismo de suas reações e transformações. O estudo de minerais fez com que a química Inorgânica ficasse conhecida por outra denominação: Química mineral
Os materiais inorgânicos compreendem cerca de 95% das substâncias existentes no planeta Terra.
As chamadas "substâncias inorgânicas" que servem de foco de estudo para a química inorgânica, são divididos em 4 grupos denominados como "funções inorgânicas". São eles:
Ácidos;
Bases ou hidróxidos;
Sais;
Óxidos.
Nesta aula serão estudados apenas os ácidos e as bases.
ÁCIDOS
Definição Segundo Arrhenius
Ácido é todo composto molecular que, em solução aquosa, se ioniza, produzindo exclusivamente como cátion o H3O+ (hidroxônio).
HCl + H2O H3O+ + Cl– HCN + H2O H3O+ + CN–
No entanto, o cátion Hidroxônio (H3O+) pode ser representado por H+:
HClH+ + Cl–
HCN H+ + CN–
Classificação dos Ácidos
1-Quanto à natureza do ácido
Orgânicos - são compostos que contém em sua estrutura o grupamento carboxila, composto por um átomo de carbono ligado a um átomo de oxigênio por ligação dupla e a um grupo de hidroxila, por ligação simples: Carboxila O grupo carboxila também pode ser representado apenas por:
-COOH
O hidrogênio ligado ao átomo de oxigênio do grupo carboxila é considerado o hidrogênio ionizável do ácido, desta forma na sua ionização, teremos:
-COOH → H+ + -COO-
Entre os milhares de ácidos orgânicos conhecidos, alguns são de enorme importância para o homem, como por exemplo:
COOH à ácido fórmico (proveniente das formigas)
CH3COOH à ácido acético (extraído no vinagre, acetum –