economia
É a relação técnica entre a quantidade física de fatores de produção e a quantidade física do produto em determinado período de tempo.
Escolha da Eficiência
-Técnica (tecnologia) – utiliza menor quantidade de insumos (fatores de produção) para produzir a mesma quantidade física de produtos.
-Econômica – produção com menos custos.
Fatores de Produção Fixos – Permanecem inalterados quando a produção varia.
Ex.: O capital físico e as instalações da empresa
Fatores de Produção Variáveis – Se alteram, com a quantidade produzida.
Ex.: Mão-de-obra e as matérias-primas utilizadas
Curto Prazo – Período no qual existe pelo menos um fator de produção fixo.
Longo Prazo – Todos os fatores se alteram.
Obs.1: O curto prazo para uma metalúrgica é maior do que o de uma fábrica de biscoitos (as alterações de equipamentos ou instalações daquela demandam mais tempo que a desta).
Obs.2: Na teoria Microeconômica, a questão de prazo está definida em termos da existência ou não de fatores fixos de produção.
Produto Marginal – É a variação do produto, dada uma variação de uma unidade na quantidade de fator de produção, em determinado período de tempo.
PMgN = PT / N = q / N = (q2 – q1)/(N2-N1) – Produto marginal da mão-de-obra
PMgK = PT / K = q / K = (q2 – q1)/(K2-K1) – Produto marginal do capital
Produto Marginal decrescente – é a propriedade dos insumos segundo o qual o produto marginal deste insumo diminui conforme a quantidade utilizada deste insumo aumenta.
Exemplo: Conforme são contratados mais trabalhadores para trabalhar em uma lavoura, cada novo trabalhador contribui cada vez menos para a produção total deste empreendimento. Isso ocorre porque todos os outros insumos (como terreno e máquinas) estão fixos.