economia
Valor da avaliação: 70,0 pontos
Tutora (a): VANESSA FERNANDES DOS SANTOS
(x ) AV1 ( ) AV2 ( ) AVS ( ) 2ch.AVS
Aluno Responsável: Jéssica Freitas D. Santos
Data: ___/___/2014
Matrícula: 1004456
Nota e data da entrega da avaliação:
A - COMPONENTES DO GRUPO: deverão ser preenchidos os campos “Matrícula” e “Nome Completo” de todos os integrantes do grupo. ATENÇÃO: no MÁXIMO, 5 Alunos no Grupo!
MATRÍCULA
NOME COMPLETO
1- 1004456
Jéssica Freitas Dos Santos
2 -
3 -
4 -
5 -
B - INTRODUÇÃO:
Este trabalho teve como objetivo analisar a oferta e a demanda de carne bovina no Brasil no período de 2013 a 2014 empregando um sistema de Equações Simultâneas para obter as elasticidades-preço, elasticidade-renda e elasticidades-cruzada da demanda e da oferta. A hipótese de que as relações entre a oferta e a demanda da carne bovina no Brasil ocorrem simultaneamente não foi confirmada, uma vez que a aplicação do teste de raiz unitária indicou que as séries empregadas no modelo não são integradas de mesma ordem, verificando-se relação de equilíbrio em longo prazo apenas nas séries que compõem a equação de oferta. Ademais, a aplicação do Vetor de Correção de Erros (VEC) aponta um ajustamento em longo prazo entre a quantidade comercializada e as variáveis da equação de oferta, através de parcelas de -0,107888 ao mês.
C - MATÉRIA DE REFERÊNCIA:
A base teórica deste trabalho está fundamentada na teoria microeconômica de oferta e demanda, e suas relações de interdependência ao determinar o equilíbrio de mercado sobre a carne bovina. A fundamentação é exposta através do papel da demanda na busca pela maximização da satisfação do consumidor, assim como a função da oferta como meio para maximização dos lucros dos agentes que estão dispostos a oferecer seus produtos no mercado. A demanda pela carne bovina é influenciada por diversos fatores. Na maioria das análises, os fatores mais observados são a renda per capita da