Economia
I) INTRODUÇÃO:
Complementar a introdução!!!!!! A política fiscal enquanto política de definição a aplicação dos gastos e o investimentos do governo e o orçamento publico como instrumento norteador da previsão das receitas e fixação das despesas de um governo, podem ser utilizadas pela população como instrumentos de fiscalização publicas dos gastos públicos e pelos gestores como ferramenta de planejamento do desenvolvimento econômico. O aumento de impostos a redução ou aumento de taxas de juros , toda decisão política e econômica de um governo deve ser tomada levando em consideração a política fiscal a ser adotada Nesse trabalho Deverá conter uma breve apresentação do tema explicando a importância das políticas econômicas. Explicitar os objetivos do trabalho e a metodologia utilizada para sua realização.
Objetivo do trabalho: Analisar a evolução do orçamento público do Município de Itapipoca no período de 2005 a 2010.
01. Referencial Teórico Política Fiscal
a) O que é Política Fiscal Revisado e OK!!! Ví na pg 152
Segundo Carlos Escocia " Entende-se por política fiscal, a atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos. Neste caso, o governo atua sobre o sistema tributário de forma a alterar as despesas do setor privado". A política fiscal exerce forte impacto sobre a política monetária e sobre o credito, a medida que os prazos de recolhimento de impostos afetam o fluxo de caixa dos agentes econômicos. Dessa forma, a Política Fiscal atua diretamente nas receitas e despesas do Governo e envolve a definição e a aplicação da carga tributaria exercida sobre os agentes econômicos.
b) Opções de Política fiscal Revisado e OK!!! Ví na pg 155
As políticas fiscais referem-se ao modo como o governo aplica dos recursos, tributos e taxas e dos gastos. De acordo com o resultado a ser alcançada o governo pode assumir duas posturas de intervenção na economia: