economia
1) Dê exemplos de Bens de Capital e Bens de Consumo.
R: Bens de Capital: Máquinas e equipamentos. Bens de Consumo: podemos classificar como duráveis e não duráveis, os duráveis são: Geladeira, Fogão, carro, moto, etc. E os não duráveis: alimentos, bebidas, remédios, etc.
2) O que é custo de Oportunidade?
R: É a expressão utilizada para exprimir os custos em termos de oportunidades.
3) Quais são os fatores que interferem na Demanda e os que interferem na Oferta?
R: Os fatores que interferem na demanda é o efeito da renda e substituição, quanto maior o preço menor a demanda, quanto menor o preço maior a demanda. Existem outras variáveis que interferem na demanda, como: renda dos consumidores, preço de outros bens e serviços, hábitos e preferências dos consumidores. Já os fatores que interferem na Oferta são: Px: o preço do bem. Pw: o preço dos insumos utilizados na produção. Pz: o preço de outros bens. T: o desenvolvimento tecnológico. A oferta de um Bem X varia diretamente ao seu preço.
4) Diferencie Bens Substitutos de Bens Complementares.
R: Bens substitutos como próprio nome diz, são bens que podemos substituir no ato do consumo. Ex: Manteiga e Margarina. Já os bens complementares são aqueles que podemos completar no consumo, são opostos dos bens substitutos. Ex: Café e açúcar, Leite e achocolatado.
5) O que é Economia de Escopo?
R: Economia de Escopo é a produção de diversos modelos em um mesmo produto, ou seja, redução de custo quando aumenta a variedade de bens/serviços produzidos na mesma empresa.
6) Diferencie Economia de Mercado de Economia Centralizada.
R: A Economia de Mercado é composta pelo sistema capitalista, onde o Estado pouco interfere em relações comerciais e industriais devido ao grande número de produtos industrializados, apenas coletando impostos, definindo regras gerais para a economia, especialmente no equilíbrio e na livre competição entre as empresas, ou seja, o próprio mercado se regula. Economia Centralizada