economia
CONCEITO DE ECONOMIA
Economia estuda o modo como o indivíduo administra recursos produtivos nas produções de bens e o modo como estes são distribuidos entre a sociedade, com o objetivo de satisfazer as necessidades dela.
Há, porém, um problema de escassez, devido ao fato dos recursos produtivos e fatores de produção serem limitados - como a mão de obra e matérias primas. Em oposição a isso, as necessidades humanas são ilimitadas e se renovam, devido ao desejo de elevar o padrão de vida como também devido ao crescimento populacional.
Dessa escassez origina-se os problemas econômicos fundamentais, que são resolvidos através da organização econômica do país (sistema econômico).
Estes problemas são: O quê e quanto produzir – A sociedade escolhe, dentre as possibilidades, quais serão os produtos produzidos e suas quantidades – Como produzir – a sociaedade escolhe quais serão os recursos necessários para a produção de seus produtos, utilizando-se aqueles mais eficientes e tecnológicos, com menor custo de produção possível – e para quem produzir – consiste na escolha da sociedade em definir a distribuição dos resultados de sua produção, e essa distribuição depende da oferta, demanda dos mercados, salários e juros e da repartição das propriedades.
Já os sistemas econômicos são responsáveis pela distruibuição e consumo dos bens utilizados pela sociedade afim de elevar o padão de vida e bem-estar. Esses sistemas consistem em estoque de recursos produtivos ou fatores de produção – recursos humanos, tecnologia, capital, reservas naturais -, complexo de unidades de produção – empresas -, Instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais – base da organização da sociedade.
Durante a guerra fria, o mundo era basicamente dividido entre capitalistas e socialistas, e desde então as econmias são classificados dessa forma. Sistema capitalista (ou de mercado) quando tem propriedade privada, livre iniciativa e os preços são determinados através da