Economia
Módulo: II
Atividade: Atividade Módulo II
Título: Formação de Cartéis – Indústria Cimenteira
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Turma: Pós Adm 37
Introdução
De acordo com o Ministério da Justiça, Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixar preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação.
Em outras palavras podemos definir como Cartéis, acordo comercial entre empresas, o qual estabelece um monopólio, dominando os mercados e definindo os preços. É uma prática tida como não competitiva, tem como consequência o aumento exagerado e na maioria das vezes indevido de preços prejudicando o bem estar da economia e causando o enriquecimento ilícito e exagerado das empresas cartelizadas.
Trata-se de acordo entre concorrentes do mesmo ramo com o objetivo de fomentar o lucro seja de forma lícita ou ilícita, visando dominar mercados previamente estabelecidos para ambas, evitar a concorrência entre si e o enriquecimento em conjunto com o aumento de preços o que afeta fortemente a economia do País.
Tem como principais objetivos neutralizar a concorrência e a consequência é o aumento de preços como já citado acima o que reduz o bem estar do consumidor. É uma prática ilegal que gera conduta anticompetitiva. As empresas que participam de práticas como estas estão sujeitas a multas altíssimas que geram em torno de 1 a 30% do seu faturamento bruto.
Principais características do cartel
A Polícia Federal iniciou uma investigação em conjunto com a Secretaria de Direito Econômico em Fevereiro de 2007 e empresas como Votorantim e InterCement foram severamente investigadas a cerca da formação de cartel. Conhecido como “Cartel do Cimento” este pode ter lucrado em torno de 6 bilhões de Reais e deve ter se iniciado a pelo menos 50 anos.
As empresas investigadas (Cimpor, Votorantim, Lafarge, Holcim) dentre outras detém cerca de 90% de participação