Economia
Valor agregado, ou valor adicionado, é o valor que se adiciona ao bem em cada etapa do processo de produção. No cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bens e serviços finais e não deve ser incluído no cálculo os bens intermediários para que não seja computado duplamente o valor de alguns bens, pois no valor final dos bens já estão somados os valores de todas as matérias e insumos necessários para produzir este bem.
2. Mostre o funcionamento do fluxo real e monetário (fluxo circular da renda) de uma economia.
Para entender o fluxo, deve-se imaginar, inicialmente, um sistema econômico bem simples, em que existem apenas dois agentes, os indivíduos e as empresas. Os indivíduos são detentores de um fator produtivo chamado mão de obra e oferecem este fator para as empresas, para que possam produzir bens e serviços, que são oferecidos para os indivíduos. Assim, está formado o fluxo real da economia. De outro lado, ao fornecer seu fator produtivo, os indivíduos recebem uma remuneração, os salários, que permitem adquirir os bens e serviços produzidos pelas empresas. É o fluxo monetário.
A seguir está o fluxo que mostra, de forma simplificada, as relações entre os indivíduos e as empresas.
3. Caracterize cada um dos componentes da equação da renda nacional.
Renda nacional = Salários + Aluguéis + Juros + Lucros salários – é a remuneração feita aos proprietários do fator produtivo trabalho; lucros – é a remuneração dos empresários no processo de produção; juros – é a remuneração dos proprietários do capital financeiro; e aluguéis – é a remuneração do capital produtivo, ou seja, dos bens imóveis.
4. Como se dá a identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país.
Renda Nacional = Produto Nacional =