economia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
ECONOMIA BRASILEIRA
CAMOCIM, 2012
Desde seu descobrimento, o Brasil, passou por períodos de grandes variações na economia, tendo como “mola mestre” a pecuária e a agricultura. O primeiro ciclo foi o Pau- Brasil, trocos de madeira, onde ele era utilizado na fabricação de tinturas para tecidos, seu cultivo era baseado praticamente na mão–de-obra escrava, os trabalhos feitos pelos índios eram pagos através de trocas (escambos). Os portugueses se instalaram por aqui, já que nesse período isso era o que tinha de valor até então sido descoberto. Nesse período os portugueses já estavam à procura de ouro que era seu principal objetivo com o descobrimento de novas terras, isso seria alcançado posteriormente.
Outro ciclo importante na economia brasileira foi à cana-de-açúcar. O plantio era basicamente em grandes lotes de terras e mão-de-obra escrava. E como era grande a demanda de escravos, gerou-se em torno disso um fator negativo que seria o trafico de escravos, isso era feito por meio dos chamados “navios negreiros”. Nesse período histórico acontecia paralelamente a criação de gado, mas como os dois necessitavam de grandes espaços. O gado foi então transferido pro interior, daí consequentemente levando consigo o povoamento da determinada área.
Nesses intervalos aconteceram outros focos de desenvolvimento que oscilavam constantemente, mas um dos mais importantes ciclos já registrados foi o café que veio pra alavancar a economia do país. O café foi trazido pro Brasil pelo Francisco Melo Palheta, por meio de sementes contrabandeadas da Guiana Francesa. Esse produto no inicio era plantado no vale do Paraíba e depois nas áreas de terras roxa no interior de São Paulo e Paraná. Nesses anos essas localidades foram bastante desenvolvidas e tudo passou a girar em torno do café. O café substitui o açúcar em altos índices de