Economia
5.2.1 Conceito
A demanda de mercado é definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
As principais variáveis que influenciam a escolha do consumidor são: preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e as preferências e hábitos do indivíduo.
Para poder ser estudado a influência dessas variáveis é usado a hipótese do coeteris paribus que analisa cada uma dessas variáveis isoladamente.
5.2.2 Relação entre quantidade procurada e preço do bem: a lei geral da demanda
Há uma relação proporcional entre quantidade procurada e o preço do bem. Chamada lei geral da demanda. Pode ser representada por uma escala de procura.
A curva de procura inclina-se de cima para baixo, no sentido da esquerda para a direita, refletindo a quantidade procurada de determinado produto varia inversamente com relação a seu preço, coeteris paribus.
Pode ser representada pela função demanda Qd= f (P)
Qd= quantidade procurada de determinado bem ou serviço, em um determinado tempo;
P= preço do bem ou serviço.
A quantidade demandada depende do preço.
A curva de demanda é negativamente inclinada devido ao efeito conjunto de dois fatores:
a) Efeito substituição: se um bem X possui um bem substituto Y, ou seja, outro bem similar que satisfaça a mesma necessidade, quando o preço do bem X aumenta, o consumidor passa a adquirir o bem substituto, reduzindo assim a demanda do bem X.
b) Efeito renda: quando aumenta o preço de um bem X, tudo o mais constante, o consumidor perde poder aquisitivo, e a demanda por esse produto diminui. Assim, seu salário em termos de compra, foi corroído.
5.3.1 Outras variáveis que afetam a demanda de um bem
Para a maioria dos produtos, a procura será também afetada pela renda dos consumidores, preço dos concorrentes, pelo preço dos bens complementares e pela preferência.
Se é aumentado a renda dos consumidores e a demanda também é obtido um