Economia
Entre as principais semelhanças destacam-se: a qualificação da educação, dos serviços de saúde; a sustentabilidade ambiental, o desenvolvimento agrícola, a responsabilidade social; a segurança pública, bem como a defesa nacional; a disponibilização de internet para todos e a geração de empregos. Há de se frisar que, em todos os programas, existe o histórico politico do candidato, quer seja de sua vida escolar e familiar, quer seja sua trajetória política.
Outra semelhança é a retrospectiva feita dos últimos anos do Brasil, citando os autos e baixos do país desde o período Militar.
Divergem em poucos pontos os programas de governo analisados. Quando em referencia ao PIB, por exemplo, Serra acredita que o índice poderia ser maior ainda que o vislumbrando na gestão do presidente Lula. Já a candidata Dilma cita o PIB como um ponto forte, que foi elevado mediante a boa administração do seu companheiro de partido.
Creio que, conforme ensinavam Downs e Olson, há uma convergência ideológica no processo democrático brasileiro, haja vista o plano, quase padronizado, de governança, disponibilizado pelos três candidatos à presidência do Brasil em 2010. Para Anthony Downs, o eleitor tem maior interesse em votar quando há uma grande diferença entre os programas de governo. Contudo sua probabilidade de afetar o resultado da eleição é mínima.
Racionalmente, não me sinto motivado a votar nas próximas eleições, optando pelo voto nulo ou em branco.