Economia
Disciplina: Economia
Professora: Maria Cristina Vieira Batista e-mail: crismaisbeto@gmail.com
Aluno:_________________________________________________________________________
EXERCÍCIOS SOBRE INFLAÇÃO, MOEDA, CONTABILIDADE NACIONAL, GLOBALIZAÇÃO, SETOR EXTERNO
1. Conceitue inflação, inflação de demanda e inflação de custos, relacionando os respectivos fatores que as provocam.
Inflação = A taxa de inflação é o aumento no nível de preços. Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período."
Inflação de demanda: refere-se ao excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na economia. É causada pelo crescimento dos meios de pagamento, que não é acompanhado pelo crescimento da produção. Ocorre apenas quando a economia está próxima do pleno-emprego, ou seja, não pode aumentar substancialmente a oferta de bens e serviços a curto prazo.
Inflação de custos: tem suas causas nas condições de oferta de bens e serviços na economia. O nível da demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos fatores importantes aumentam, levando à retração da oferta e provocando um aumento dos preços de mercado.
2. Explique resumidamente as distorções provocadas por altas taxas de inflação.
A inflação gera vários efeitos negativos, em particular quando atinge patamares mais elevados. Se os preços de um produto qualquer sobem, há incentivo para famílias reduzirem o seu consumo e para fabricantes aumentarem sua produção, corrigindo eventuais desequilíbrios. Salários, por exemplo, são tipicamente fixados por um ano, de acordo com a inflação esperada neste período. Caso a inflação seja mais alta que a esperada, o salário compra menos, isto é, trabalhadores perdem.
3. Explique qual o efeito provável de uma política de estabilização de preços sobre o grau de distribuição pessoal de renda.
Podemos