economia
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ECONOMIA: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
2012
ECONOMIA: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Trabalho apresentado na disciplina de Economia na Atividade Prática Supervisionada do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera .
2012
AMETISTA
A ametista é um quartzo de cor roxa, em tons que vão do bem claro ao roxo profundo. De toda nossa grande produção, apenas 3% são adequadas para lapidação, sendo o restante vendido como peças decorativas e/ou para coleção.
Sua composição química é SiO2 e sua dureza na escala de Mohs é 7.0, sua densidade é 2.65; é o manganês que faz com que a cor roxa apareça, o que faz variar a coloração é o ferro, quanto mais ferro mais escura a ametista será, quanto menos ferro mais clara a pedra será. Aquecida a aproximadamente 475ºC, a ametista pode transformar-se em citrino, um quartzo de cor amarela, laranja ou, excepcionalmente, vermelha. O Rio Grande do Sul produz muito citrino por esse processo; porém, nem todo citrino é obtido a partir da ametista, existe citrino natural, (algumas raras ametistas quando aquecidas ficam verde-amarela das e recebem o nome de praziolita ou brasilinita).
O maior produtor mundial de ametista é o Brasil (Rio Grande do Sul, seguido da Bahia) e Uruguai; outros produtores são Rússia (Sibéria), Sri Lanka, Índia, Madagascar, EUA e México.
Ametistas sintéticas de ótima qualidade vêm sendo produzidas na Rússia e já são abundantes no mercado internacional.
Segundo dados fornecidos pela empresa Gemas Brasil, a prasiolita também é conhecida como ametista verde, pois se trata de uma pedra quartzo incolor passada por um tratamento de irradiação. Essa irradiação acelera o processo de sua coloração verde, que naturalmente