Economia
Consideram-se Agregados Macroeconômicos as grandezas econômicas que quantificam as operações que todos os agentes de uma economia efetuam durante um ano. Permitem determinar o valor da produção realizada num país.
Em seguida identificamos algumas grandezas e suas particularidades:
1. PIB
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos em uma região durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
1.1 Os três maiores PIBs do Mundo:
1º Estados Unidos
2º China
3º Japão
1.2 Os três menores levando em consideração as 50 maiores economia do mundo:
1º Argélia
2º Portugal
3º Irlanda
1.3 No Brasil os três maiores:
1º São Paulo
2º Rio de Janeiro
3º Minas Gerais
1.3 No Brasil os três menores:
1º Amapá
2º Acre
3º Roraima
1.4 No Ceará os três maiores:
1º Fortaleza
2º Maracanaú
3º Caucaia
1.5 No Ceará os três menores:
1º Crato
2º Guaramiranga
3º Quixeré
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro segue uma tendência de desconcentração regional há mais de uma década, mas esse movimento se dá mais em torno dos Estados com economias de médio porte, que ganham espaço na produção nacional de bens de serviços.
Os dados constam nas Contas Regionais do IBGE, divulgada na manhã desta sexta-feira (22) e que revela o PIB dos Estados e regiões do país.
Pelos dados do IBGE, o grupo "líder" (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná) concentrava 65,2% do PIB em 2011, 2,8 pontos percentuais a menos do que em 2002 (68,0%).
Já os dez Estados com menores participações na economia do país somaram 5,3% em 2011, contra 5% em 2002. Estão nessa lista Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Rondônia, Sergipe, Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.
Em comum, esses Estados são muito dependentes da ação do