Morfologia do Tambaqui
Zootecnia Aplicada 1 - Piscicultura
ALUNO (A):
Tamíre Mendes de Souza
PROFESSOR (A):
Rafaela Pimentel
ATIVIDADE/LOCAL:
Vídeo exibido em sala de aula
DATA DA REALIZAÇÃO:
08 de março de 2014
TÍTULO:
Maior Pescaria do Pirarucu autorizada pelo IBAMA no Estado do Amazonas
OBJETIVOS:
Explicar através de vídeo, técnicas de criação do pirarucu, alimentação, morfologia, pesca.
DESENVOLVIMENTO:
Atividade ocorrida no dia 08 de Março de 2014, em sala da aula na Fimca. Foi proposto pela Professora desenvolver uma atividade onde assistiríamos a um vídeo para melhor conhecimento quanto ao pirarucu (Arapaima gigas).
O pirarucu, Arapaima gigas, são animais de hábito alimentar carnívoro, é considerado um peixe rústico (Imbiriba,2001). Apresenta respiração aérea obrigatória, possibilitada por sua bexiga natatória modificada, que permite a tomada de oxigênio diretamente do ar atmosférico, o que permite tolerar águas com baixos teores de oxigênio dissolvido. Habita preferencialmente lagos da várzea amazônica (Queiroz & Sardinha, 1999), os quais sofrem a influência do ciclo hidrológico das estações de seca e cheia.
Por não necessitar do oxigênio dissolvido na água, suporta elevadas densidades de estocagem em cultivo, por isso pode aumentar a produção por área e ser cultivado em locais não propícios a outras espécies aquáticas (Ono et al., 2004).
Sua comercialização só permitida se o pirarucu for criado em cativeiro ou manejo racional. A língua do pirarucu e caracterizado por uma língua óssea onde apresenta maior quantidade de osso do que músculo, sendo também comercializada para com a função de lixa, as escamas e pele são reaproveitado para artesanatos.
O macho possui uma diferença entra a fêmea, com sua coloração uniforme e a fêmea por ser mais larga. Sua reprodução é por ovos sendo cuidado pelos machos até a sua fase jovem. Em
Apesar de serem animais carnívoros o pirarucu também se alimenta com