Economia
A comunicação humana continua sendo primordial para os indivíduos manterem o equilíbrio e uma sã convivência. Isso também abrange as organizações, empresas e lugares de trabalho.
A tecnologia avança e inova dia a dia, e certamente contribui para facilitar a vida, as relações e a comunicação em qualquer aspecto do convívio humano. Porém, ela não vai substituir a qualidade e a riqueza da inter-relação entre quem interage em função das tarefas desenvolvidas num espaço comum.
As relações humanas e a comunicação contribuem para um ótimo desempenho e êxito nas tarefas do cotidiano, sobretudo se o ambiente de trabalho, por exemplo, for de bom nível, onde as pessoas mantenham o respeito, saibam escutar, a linguagem se mostre compreensível, os códigos e os processos sejam conhecidos e as redes, desenhadas para facilitar a interação. É possível promover o diálogo, a compreensão mútua e a comunicação, que ajudam no bom andamento da organização.
A comunicação humana e a interação acontece conforme a cooperação de cada indivíduo nesse jogo de relações. Para isso, é conveniente que as pessoas tenham um nível de conhecimento aceitável: uma base que sustente o convívio com os outros, ferramentas técnicas e conhecimentos suficientes para desempenhar a função. Nesse equilíbrio procurado por todo ser humano, é importante primeiramente se conhecer: valores, qualidades, dons, limitações, cultura etc. Estando cientes do que nós somos, podemos dar um outro passo: o da aceitação. Aceitar-se é importante para assumir o que nós somos; é um exercício complexo porque mexe com o nosso íntimo, em particular quando atinge os nossos limites, defeitos, sofrimentos. Mas isso tudo faz parte de nós, e não podemos deixar de lado. E depois de nos aceitar, por último, temos que nos amar. Assim é possível manter um posicionamento equilibrado diante de nós e dos outros; fazer emergir a alegria de viver, manifestar a nossa