Economia
CONCEITUAÇÕES BÁSICAS SOBRE FINANÇAS E INVESTIMENTOS
De acordo com (Gitman 1978), a Administração Financeira está estreitamente ligada à Economia, já que se baseia em conceitos econômicos, e à Contabilidade, por usar os dados obtidos por ela. Tanto Contabilidade como Finanças são áreas da Economia Aplicada.
Conforme (Vasconcellos e Garcia, Manuel Enriquez 2008), Microeconomia, ou Teoria dos Preços, analisa a formação de preços no mercado, focando na interação empresa x consumidor e definição do preço de bens ou serviços em mercados específicos. Busca compreender de que forma o comportamento de indivíduos e empresas determinam o preço: é estudo da demanda e da oferta. Já a Macroeconomia pode ser vista como a área da Economia que enfoca o comportamento da economia como todo, considerando variáveis globais.
Visa a compreensão de grandes agregados como renda, produto nacional, inflação, câmbio. Devido ao seu aspecto mais generalista, geralmente omitimos fatores específicos, abrindo mão do detalhamento em prol da compreensão no sentido mais amplo e permitindo melhor análise das interações relevantes do mercado.
É importante para a área de Finanças o conhecimento de Economia para que se possa compreender o ambiente financeiro.
A Macroeconomia oferece uma visão clara das políticas governamentais e das instituições privadas nas áreas de moeda, crédito e atividades econômicas em geral para que o administrador financeiro entender o ambiente externo. A Microeconomia fornece ferramentas de operação da empresa e de maximização do lucro para desenvolver planos que terão sucesso para enfrentar tanto a concorrência, como as condições macroeconômicas que são encontradas no dia a dia e que nem sempre são favoráveis.
O administrador financeiro tem, como funções básicas, segundo (Gitman 1978):
a. Analisar os dados financeiros
Esta atividade envolve transformar dados em informações válidas para uso na orientação da situação financeira da