concreto armado
Definição:
Concreto armado ou betão armado é um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX. É usado nas estruturas dos edifícios. Diferencia-se do concreto (ou betão) devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.
É uma mistura compacta de agregados graúdos (pedras britadas, seixos rolados, etc), agregados miúdos (areia, pedregulhos), aglomerantes (cimento), água, adições minerais (sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz, etc) e aditivos como aceleradores, retardadores, fibras,corantes, etc.
Histórico:
O cimento Portland, tal como hoje conhecido, foi descoberto na Inglaterra por volta do ano de 1824, e a produção industrial foi iniciada após 1850.
A primeira associação de um metal à argamassa de pozolana remonta à época dos romanos. No ano de 1770, em Paris, associou-se ferro com pedra para formar vigas como as modernas, com barras longitudinais na tração e barras transversais ao cortante.
Considera-se que o cimento armado surgiu na França, no ano de 1849, com o primeiro objeto do material registrado pela História sendo um barco, do francês Lambot, o qual foi apresentado oficialmente em 1855. O barco foi construído com telas de fios finos de ferro preenchidas com argamassa. Embora os barcos funcionassem, não alcançaram sucesso comercial.
A partir de 1861, outro francês, Mounier, que era um paisagista, horticultor e comerciante de plantas ornamentais, fabricou uma enorme quantidade de vasos de flores de argamassa de cimento com armadura de arame, e depois reservatórios (25, 180 e 200 m3) e uma ponte com vão de 16,5 m. Foi o início do que hoje se conhece como “Concreto Armado”.
Operações básicas de produção do concreto:
Dosagem: Estudo empírico ou não que indica as proporções e quantificações dos materiais componentes da mistura.
Mistura: Dar