Economia
Na sociedade atual, as tributações cumprem uma função bastante considerável. Com a arrecadação dos impostos, o governo consegue financiar e proporcionar bens públicos para a sociedade. Alguns exemplos destes bens são a Saúde, a Segurança Pública e a Educação que são fornecidos “gratuitamente” a população que em contrapartida são pagos em forma de impostos para o governo. Dada está importância pode-se pressupor que uma Fraude Contábil em uma empresa pode acarretar diversos danos na Economia de um País.
As fraudes são um grande problema dentro do ambiente corporativo no Brasil. Ao cometer este crime, a empresa prejudicara indiretamente a população, pois, com a sonegação dos impostos o governo terá menos verbas para proporcionar melhorias no cotidiano dos cidadãos. E os reflexos causados por essa atitude são vários, como: crise de credibilidade, demissão de funcionários, perda de confiança dos investidores, declínio no valor das ações, falências, dentre outros. Como diz Fernandez (2012, p. 6).sobre a falência de uma organização.
O fechamento de qualquer empresa prejudica toda a sociedade. Sua falência afeta um sem-número de pessoas além dos donos, seja de forma direta através do desemprego e consequente empobrecimento da qualidade de vida familiar de seus ex-funcionários, seja de forma indireta, afetando fornecedores e clientes, ou de maneira mais sutil, através da redução de valores obtidos pela cobrança de impostos.
Uma falência consequentemente irá acarretar a demissão dos empregados, e o declínio das ações, com isso a economia do país será agravada.
Tema: A disciplina de Economia norteará os alunos sobre a importância dos impostos para o governo e sua aplicação justa para a sociedade. Portanto, será destacado o papel fundamental do Contador como agente de desenvolvimento econômico do país através da correta aplicação da legislação vigente no tocante a tributos.
Referencias