Economia
1 Introdução
Sistema econômico é a forma como a sociedade está organizada para desenvolver as atividades econômicas.
Qualquer sistema econômico terá que enfrentar três problemas básicos: o que produzir, como produzir e para quem produzir.
2 Definição
Economia, é ciência que estuda como a sociedade administra seus recursos escassos.
Também pode ser definida como a ciência que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas.
2.1 Problema econômico fundamental
A Economia estuda, pois, a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.
Ocorre que as necessidades humanas são infinitas ou ilimitadas. Isto porque o ser humano, pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com o que possui e sempre deseja mais coisas. Por outro lado, os recursos produtivos que a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços têm caráter finito ou limitado.
Há, portanto, uma contradição. Os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.
Isto nos leva à seguinte proposição: por mais rica que a sociedade seja, os recursos produtivos serão escassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja. Ou seja, ela terá que efetuar escolhas sobre quais os bens e serviços deverão ser produzidos.
2.2 Fatores de produção
Os fatores de produção (recursos produtivos) podem ser classificados em três categorias: recursos naturais ou terra, mão de obra ou trabalho e capital.
recursos naturais ou terra: são considerados recursos naturais somente os elementos da natureza suscetíveis de serem incorporados às atividades econômicas.
trabalho: é considerado como fator de produção trabalho, a População Economicamente Ativa
(PEA) da sociedade.
capital: