economia
I – A economia de mercado reúne três elementos principais: livre iniciativa, presença do Estado e elementos de uma economia capitalista.
II – No caso da livre iniciativa, cada agente econômico se preocupa em desempenhar o papel de gerenciar o bom funcionamento do sistema de preços.
III – No caso da economia de mercado, há uma espécie de “mão invisível” que obriga todos os agentes a se comportarem de forma solidária, especialmente em relação à fixação de preços.
Em relação a essas afirmativas:
Conforme Cézar Roberto Leite da Silva e Sinclayr Luiz na obra Economia e mercados: introdução à economia. 19ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2010, p.24, “um sistema econômico pode ser definido como a reunião dos diversos elementos participantes da produção e do consumo de bens e serviços que satisfazem às necessidades da sociedade, organizados não apenas do ponto de vista econômico, mas também social, jurídico, institucional etc.” Dentre as principais características de uma economia capitalista, não podemos incluir:
Em cada sistema econômico é possível encontrar grande e diversificado número de empresas. Cada uma delas, ora de forma diferente ora de forma idêntica às demais, organizam fatores de produção e, de tal organização, produzem bens ou prestam serviços. Devido grande diversidade de empresas e atividades que desempenham, há possibilidade de classificar a produção utilizando determinado critério que atende características