Economia
ADMINISTRAÇÃO– PROFESSOR JOSÉ ALBERTO MACHADO
2012
O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA
MOEDA: CONCEITOS E FUNÇÕES. Pode ser definida como objeto de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços.
FUNÇÕES DA MOEDA:
1. Meio ou Instrumento de Troca 2. Unidade de Medida ou Unidade de Troca 3. Reserva de Valor
OFERTA DE MOEDA
Conceitos e Composição dos Meios de Pagamentos. 1. A oferta de moeda é sinônimo de MEIOS DE PAGAMENTO, que é definido como o estoque de moeda disponível para uso da coletividade (setor privado não bancário) a qualquer momento. 2. Objetiva-se com esse conceito medir a Liquidez, ou seja, as necessidades do setor produtivo privado (excetuando-se o bancário), para satisfazer as suas transações com bens e serviços
OFERTA DE MOEDA (continuação)
O saldo dos meios de pagamento é composto pelo saldo da moeda em poder do público (PP), mais o saldo dos depósitos a vista (DV): M = PP + DV
Sendo: M – Meios de Pagamento. PP – Moeda em poder do público. DV – Depósitos a vista.
ECONOMIA E MERCADO
Moeda em Poder do Público: Todo o valor de papel-moeda que o público retém para realizar transações.
Depósitos à Vista: Todo o valor de moeda-escritural disponível através de saldos em conta corrente aos quais se tem acesso através de emissão de um cheque.
Oferta Monetária: ou oferta de moeda é definida como a quantidade de moeda disponível na economia. Dependendo de seu grau de liquidez, os conceitos de oferta monetária se dividem em:
ECONOMIA E MERCADO
M1:Moeda em poder do público mais depósitos à vista.
M2:M1 + depósitos em caderneta de poupança. M3:M2 + títulos da dívida pública federal, estadual e municipal, fundos do mercado monetário (CDI, CDB, Fundos DI). M4:M3 + depósitos a prazo e títulos privados (letras de câmbio e imobiliárias). M1 é considerado haver - monetário, enquanto os demais ativos (que rendem juros) são denominados de haveres não monetários ou quasemoeda.
FUNDO DI