Economia
É o sistema praticado na maioria dos países. Originou-se entre os séculos XIII e XIV, paralelo ao surgimento da burguesia europeia.
O período que se seguiu a esse advento, notadamente aquele situado entre séculos XVI e XVIII, foi determinante para o desenvolvimento e instalação do comércio como principal atividade econômica. Era a fase conhecida por Capitalismo Mercantil ou Comercial.
O sistema ganha consolidação a partir de um cenário muito favorável, em que eram palpáveis o crescimento do comércio internacional, o acúmulo de capital, o fortalecimento da burguesia e a feitura de alianças entre os governantes. Esse quadro evolui de tal forma que, por ocasião da Revolução Industrial (1750), o sistema assume o perfil de um Capitalismo Industrial.
A partir desse momento, ganhou corpo uma acentuada competição entre os países por mercados consumidores e matéria prima, assim resultando no surgimento, pelos idos do século XIX, do imperialismo ou neocolonialismo na Ásia e África, por parte das nações europeias.
Todavia, após a Segunda Grande Guerra – com o inevitável enfraquecimento dos países europeus, o que se observa é o surgimento dos Estados Unidos como grande investidor externo e detentor de acúmulo monetário e poder político e militar.
Ademais, no curso do século XX, registrou-se o predomínio do sistema bancário, as grandes corporações financeiras e a globalização do mercado, assim favorecendo o advento do chamado Capitalismo Financeiro, que se estende até os dias atuais.
As principais características do capitalismo, nos moldes hoje estabelecidos, são: existência de empresas multinacionais, acúmulo de capital, ocorrência de monopólios, favorecimento à internacionalização da produção e fomento à nova divisão internacional do trabalho.
2.1 SOCIALISMO – EVOLUÇÃO HISTÓRICA
É ambientado no Capitalismo Industrial do século XIX, que surgem doutrinas ligadas à teoria de Karl Marx e Engels. Para estes, o comunismo consistia