Economia
De
Economia
John Stuart Mill
Dedicatória
Dedicamos este trabalho ao próprio John Stuart Mill, que por suas obras nos permitiu elaborar esse trabalho, contribuindo para a ampliação de nossos conhecimentos em relação à economia.
Índice
1. Introdução
2. Quem foi John Stuart Mill
Primeiros anos
Vida adulta
Circulo de amizades
Morte
3. John Stuart Mill e os fundamentos microeconômicos da produção
4. Metodologia da economia em John Stuart Mill
5. Curiosidades e Críticas
6. Conclusão
Introdução
Filho do economista James Mill, grande amigo de David Ricardo, o inglês John Stuart Mill foi uma das grandes figuras intelectuais do século XIX.
Muito mais do que economista, o também filosofo Stuart Mill que, apesar de ter sido deputado por breve período, manteve-se funcionário da Companhia das Índias Orientais a maior parte da sua vida, escreveu e interveio sobre todos os problemas sociais do seu tempo, sendo um dos pensadores liberais mais influentes da história econômica.
Na Economia, considerado o maior expoente da escola clássica, o seu livro mais importante foi Princípios de Economia Política, de 1848, que constituiu o primeiro grande manual de Economia. Esse seu livro ensinou gerações de economistas.
Quem foi John Stuart Mill?
John Stuart Mill foi um filósofo e economista inglês, e um dos pensadores liberais mais influentes do século XIX. Foi um defensor do utilitarismo, a teoria ética proposta por Jeremy Bentham, e também um defensor dos direitos das mulheres, um reflexo da influência de sua esposa Harriet.
Primeiros Anos
John Stuart Mill nasceu em Londres, no dia 20 de maio de 1806. Filho do filósofo e historiador James Mill, foi educado pelo seu próprio pai em casa desde os três anos de idade sob um rigoroso currículo que incluía o estudo de grego, latim, matemática e filosofia.
Aos 11 ajudou seu pai na revisão de sua obra mais importante sobre