economia
A moeda e meio pela qual são efetuados transações monetárias, sendo um instrumento ou objeto aceitos por todos dentro da sociedade usada como pagamento de bens , serviços e outros fatores de produção q tenham custos. É controlada nos dias de hoje pelos governos, estes possuem o poder único de fixar e controlar o seu valor.
Tem como principais funções:
Instrumentos ou Meio de troca: possui aceitação geral, intermediando o fluxo de bens, serviços e significando também um meio de pagamento geral na economia. Denominador comum monetário: possibilita que sejam expressos em unidades monetária valores de tudo que se produziu dentro da economia. Permitindo a contabilidade dos haveres das dividas existentes.
Reserva de valor: a moeda pode ser usada para acumulação (crescimento do poder aquisitivo) ou liquidez imediata para obter bens, serviços ou algo q lhe seja necessário no futuro. Para que funcione como reserva de valor a moeda deve ter equilíbrio, estabilidade diante de bens e serviços, pois com o aumento da inflação o seu valor e prejudicado quanto a compra e com a deflação tem o seu valor aumentado, sendo assim mais valorizada.
Através da evolução histórica da moeda percebemos o quanto ela conseguiu simplificar, facilitar a compra e venda , o consumo de bens e serviços da sociedade através da sua criação. Pois antes da criação da moeda praticas como o Escambo (trocas de mercadorias) era bastante comum na antiguidade, essa mercadorias podia ser chamadas como moedas por servirem como troca e compra de bens ou pagamentos de serviços . Após um tempo os metais precisos passaram a assumir a função de moeda , assim sendo criado a cunhagem que deu origem a Moeda Metálica onde era controlada pelos governantes da época. Com o crescimento dessa moeda metálica começaram a surgi casas onde era depositados estes metais, cujo era emitidos títulos ou certificados q podia ser transferidos para outra pessoa na compra de