economia
Esta aula-tema se baseia no Capítulo VII do livro-texto Economia1 (p. 84-115). Vamos apresentar os principais conceitos relacionados aos indicadores macroeconômicos, bem como as relações desses indicadores com o crescimento da economia. Destacaremos o comportamento das variáveis que compõem a demanda agregada no curto prazo e os problemas relativos à inflação. Trataremos do Produto Interno Bruto (PIB) e seus diversos conceitos, dos componentes da demanda agregada, que são consumo, investimento, gastos do governo, exportação e importação. Discutiremos, ainda, o comportamento das variáveis que compõem a demanda, o conceito de inflação, os tipos de inflação existentes e índice de inflação.
Na Web Aula 1, será abordado o PIB e seus diversos conceitos. Também serão analisadas como são mensuradas as principais variáveis macroeconômicas e quais são seus principais componentes.
O PIB é a soma de tudo o que é produzido no país. Comparando o valor do PIB de um ano com o de outro, obtemos quanto foi produzido a mais em determinada economia como um todo. Se tiver ocorrido uma inflação no país, aumentando o valor de todos os bens, teremos de deflacioná-lo, ou seja, tirar a inflação desse período. Quando fazemos isso, calculamos o chamado PIB real.
Denominamos Produto Nacional Bruto (PNB) tudo o que foi produzido no país menos o dinheiro que vai para o exterior – proveniente das empresas multinacionais – e mais o dinheiro que recebido de fora do país. Esses recursos são nomeados respectivamente renda líquida enviada ao exterior e renda líquida recebida do exterior.
No curto prazo (de até um ano), tudo o que produzimos distribui-se entre as seguintes variáveis: uma parte é consumida pelas famílias, também chamada consumo privado; outra parte é consumida pelo governo; outra é investida; e outra parte, ainda, é o saldo externo. 1 VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval; GARCIA, Manuel Enriquez. Economia.