Ecologia
a) Vegetação: pois a vegetação diminui o assoreamento, além de manter boas condições climáticas, preservando a flora e a fauna, mantendo o equilíbrio ecológico.
b) Solo/topografia: pois o manejo inadequado causa o processo de erosão, além disso, sua impermeabilização desordenada causa diversas consequências ambientais.
c) Recursos hídricos: pois esses também são responsáveis pela manutenção da cadeia alimentar, devido às espécies marinhas/fluviais, desse modo, a poluição ou mudança de curso pode causar desequilíbrios ecológicos.
d) Analisar as condições climáticas do lugar
2) Quais são as 3 causas das enchentes e erosão.
a) Impermeabilidade do solo, dificultando a infiltração da água, assim, a água precipitada pode gerar grandes enchentes.
b) Desmatamento, pois a falta da vegetação aumenta o assoreamento, aumentando a quantidade de terra nos recursos hídricos, aumentando as enchentes.
c) Desmatamento e construções em áreas com declividades maiores que 45°, pois assim, a água precipitada é infiltrada pelo solo, desse modo, causando a erosão.
3) Cite a importância da vegetação para as cidades (3)
a) É importante para manter as características climáticas agradáveis, já que a vegetação realiza o processo de evapotranspiração, sendo assim, aumenta a umidade e diminui as amplitudes térmicas diárias.
b) Diminui a erosão e o assoreamento, sendo assim, diminui a possibilidade de enchentes, devido a menor quantidade de terra levadas aos recursos hídricos.
c) Faz parte do primeiro nível trófico (seres autótrofos), sendo de extrema importância para a cadeia alimentar e consequentemente manter o equilíbrio ecológico da região e boas condições de existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos.
4) Qual o nome de acordo com a politica nacional do meio ambiente das matas ciliares próximas aos rios e recursos hídricos?
Área de Preservação Permanente