Economia
CURSO DE ECONOMIA
DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 1º ANO
MATERIAL COMPLEMENTAR SOBRE ADMINISTRAÇÃO (Notas de aula do professor) – Obs.: Não substitui o estudo pelos livros de referência
Prof. Fábio da Silva Rodrigues
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
1. “Desde os primórdios, até hoje em dia...”
Como diz aquela música dos Titãs: “Desde os primórdios até hoje em dia, o homem ainda faz o que o macaco fazia [...]”. A relação do homem contemporâneo como o homem primitivo é muito significativa; têm traços muito marcantes, grandes similaridades, semelhanças.
As pessoas daquela sociedade primitiva procuravam reunir-se em grupos e bandos, para sua proteção, tanto das feras, quanto de seus inimigos, do frio, chuva, temporais e demais intempéries da natureza; Dessa forma, procuravam em primeiro lugar, resguardarem suas vidas e de seus semelhantes.
O homem primitivo, quando buscou ter uma família, mesmo que naqueles tempos fizesse uso de métodos mais adequados à sua época (por exemplo, trazer a sua “escolhida” presa pelos cabelos), já pensava que deveria buscar associar-se, agrupar-se, estar em um pequeno grupo social.
O homem é um ser eminentemente social! Não importa, em que época, em que período da história, o homem sempre teve a tendência de em algum momento de sua existência, buscar viver em grupos sociais, pequenas células da sociedade, como família, trabalho, religião, partidos políticos, grupos idealistas e filosóficos, ou de assistência aos necessitados, defesa da natureza, etc.
Se prestarmos atenção aos fatos de nossa vida, podemos perceber que desde sempre, participamos de algum grupo social: na barriga de nossa mãe, nós dois (nós e nossa mãe) já constituímos uma pequena “sociedade”; na nossa família, no nosso trabalho, na igreja, na escola, na faculdade, no time de futebol, no grupo de amigos. Em todos esses ambientes e grupos, o homem (eu e você) nos relacionamos como