Economia
Conceito de Microeconomia: área de estudo da análise econômica que examina a formação de preços em mercados específicos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente (Vasconcellos & Garcia, 2011).
PASSO 2
Demanda: quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo (Vasconcellos & Garcia, 2011).
Aspectos positivos: quando em falta, desestimula o mercado.
Aspectos negativos: em excesso, pode provocar aumento dos preços.
Oferta: quantidade de certo bem ou serviço que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo (Vasconcellos & Garcia, 2011).
Aspectos positivos: em excesso, pode provocar diminuição dos preços.
Aspectos negativos: quando em falta, prejudica o consumo.
Estrutura de Mercado: forma ou modelo de comportamento do mercado, determinado pelo número de empresas que o compõem, tipo do produto e existência ou não de barreiras ao acesso de novas empresas (Vasconcellos & Garcia, 2011).
Aspectos positivos: facilita a organização e estudo dos mercados.
Aspectos negativos: dificuldade de análise do mercado como um todo.
Equilíbrio de Mercado: tendência natural do mercado de chegar a uma situação estacionária de preço e quantidade de um determinado bem ou serviço (Vasconcellos & Garcia, 2011).
Aspectos positivos: favorável a consumidores e produtores.
Aspectos negativos: influenciável por diversos fatores externos.
PASSO 3 De acordo com os conceitos definidos no Passo 2, observa-se que a relação entre quantidade demandada de um bem ou serviço, num determinado período de tempo é inversamente proporcional ao seu preço de mercado, ou seja, a medida em que o preço diminui, a quantidade procurada aumenta, supondo que as demais variáveis que influenciam a escolha do consumidor permaneçam fixas (coeteris paribus). Essa tendência é chamada de Lei Geral da Demanda. Por