economia
Aluno: Dayvison Capriata.
Tipos de inflação.
Há três tipos de inflação:
Inflação da demanda - Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim é necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.
Inflação de custo – Também pode ser chamada de inflação de oferta é aquela na qual ocorre um aumento em fatores que incidem diretamente sobre o produto. Por exemplo caso ocorra o aumento do valor da matéria-prima, os produtos que são derivados dessa matéria irão sofrer uma inflação. Essa inflação pode ocorrer também em virtude da elevação das taxas de juros, salários, combustíveis e tarifas publicas.
Inflação estrutural – Esta se relaciona com a ineficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma determinada economia, ou seja, e baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.
Formas de combater a inflação:
De acordo com o pensamento ortodoxo, a inflação é decorrente do processo de emissão monetária devido aos défices públicos, o que eleva a demanda e força a alta de preços. Sendo assim, para combater a inflação, deve-se estancar a emissão de moeda, o que só pode ser conseguido com a retração da demanda, quer no setor privado, através da elevação dos impostos, quer no setor público, através da queda dos gastos públicos. Assim, o combate inflacionário é conseguido através de uma política recessiva.
Para os Heterodoxos, a inflação não decorre de excesso de demanda provocada pela emissão monetária. A emissão monetária é vista muito mais como uma decorrência da inflação do que como causa. Assim, a inflação poderia ser combatida sem o apelo ao controle da demanda, isto é, não haveria necessidade de uma política recessiva. O congelamento de preços e salários é um tipo de medida (política de rendas) característico desta corrente.
Historicamente, dentro do Estado