Economia
Este trabalho irá ser realizado de forma a completar o Módulo 8 juntamente para aprender sobre o tema Nível de vida e justiça social, repartição dos rendimentos, poder de compra, estrutura do consumo, inflação e equipamentos sociais. O trabalho irá falar sobre a evolução e riqueza das pessoas desde a década de 50 e a verificação de desigualdades entre riquezas, sobre a repartição dos rendimentos ao longo dos anos, Repartição Primária e Secundária, e problemas de repartição, sobre a inflação e a sua evolução (Pré-1986 e Pós-1986), sobre as causas do decrescimento da distribuição do poder de compra, sobre a estrutura do consumo, em que indica como a sociedade gasta a maioria do seu dinheiro tanto em bens essenciais e supérfluos ao longo do tempo, e sobre os equipamentos sociais, que retrata as estruturas fornecidas às populações.
Através de pesquisas, faremos resumos sobre os tópicos em questão e diremos tudo de forma mais simplificada e direta. O trabalho irá ser feito com recurso a um computador, com os programas Microsoft Office Word 2007 e Paint no caso de ser necessário recortes de imagens.
Nível de Vida e Justiça Social
São vários os aspetos que podem indiciar ou não, um bom nível de vida ou uma justiça social presente.
Entre eles:
• Repartição de rendimentos
• Inflação
• Consumo
• Politicas sociais
Repartição de rendimentos – É a forma como é distribuída os lucros gerados pela atividade financeira de uma nação económica.
Inflação - Inflação é um processo pelo qual ocorre aumento generalizado nos preços dos bens e serviços, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Isso faz com que o dinheiro valha cada vez menos, sendo necessária uma quantidade cada vez maior dele para adquirir os mesmos produtos.
Consumo - O consumo é a atividade que consiste na obtenção de bens e serviços pelos indivíduos, pelas empresas ou pelo governo, e que implica a posse e destruição material (no caso dos bens)