Economia
Economia é uma ciência social que estuda o comportamento humano e o bem-estar numa relação entre fins socialmente necessários e meios escassos que têm usos alternativos (Lionel Robbins, 1935). (Esta não é a única definição de economia, embora seja a dominante.) Intercambiável, Economia é o estudo da utilização e distribuição de recursos escassos entre os indivíduos, com o objetivo de melhorar o seu bem-estar.
Muitos dos argumentos e técnicas da economia moderna envolvem matemática, desde o ensino simples de matemática a nível de altamente avançadas técnicas matemáticas.
Ver a Lista de tópicos para obter uma lista muito mais abrangente de temas de economia.
Para obter mais informações, consulte o artigo sobre Economia e categorização baseada no sistema códigos de classificação JEL.
Agentes economicos
Um agente económico é uma pessoa ou entidade que toma decisões económicas. O agente económico pode ser um indivíduo, uma família, uma empresa, um país, um banco central ou qualquer outro tipo de decisor económico. Normalmente, o problema que os agentes económicos têm que resolver consiste num problema de optimização: maximização da utilidade, no caso das famílias; maximização do lucro para as empresas; maximização do bem-estar para o Estado.
Na teoria dos jogos, o jogador é o equivalente de um agente; e na contabilidade nacional o seu equivalente é a unidade institucional.
Bens e servicos
Em economia, a produção é dividida em bens físicos e serviços intangíveis. Considera-se que o consumo de bens e serviços produz utilidade.
Satisfazemos nossas necessidades e desejos através do consumo de bens e serviços. Os bens são itens que podemos ver e tocar, tais como um livro, uma caneta, sal, uns sapatos, um chapéu, uma pasta, etc. Os serviços são prestados por outras pessoas a quem os utiliza, como por exemplo, um ato médico, cortar a relva, cortar o cabelo ou servir comida num restaurante. Consideram-se bens e serviços comuns aqueles cujos