economia
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade descrever a situação do ramo de informática nos dias atuais, a realidade da classe C, inclusão digital, e a compra e venda de produtos de informática.
A partir dos dados obtidos, será realizado um relatório econômico referente ao ramo da informática no mercado atual.
CAPÍTULO I
O AVANÇO DA INFORMÁTICA NO DECORRER DOS TEMPOS
Deste a pré-história, o ser humano procura se comunicar de alguma maneira, através de desenhos, símbolos, letras, utilizando algumas vezes recursos naturais como o fogo e o som para deixar algum vestígio de mensagem.
Com o advento dos sistemas, processos manuais foram eliminados ao longo do tempo, onde se ganhou maior agilidade e confiança na utilização da era de informática e tecnologia, que cada vez mais vem abrangendo mercados internacionais, com sistemas avançados, que podem resolver simples problemas de uma pequena loja de alimentos chegando à interligação de multinacionais, onde cada dado inserido pode ser atualizado e visto em tempo real.
Com a valorização do real e o retorno do crédito para o consumidor, o setor de informática avançou em 2009. Em maio de 2009 existem 60 milhões de computadores em uso no Brasil (corporativo e doméstico). As vendas de computadores cresceram 14,3% nos 12 meses encerrados em novembro, mais que o dobro do que a média do varejo nacional (5,3%), segundo dados do IBGE.
Na Positivo Informática, maior fabricante de computadores do Brasil, as vendas até setembro cresceram 8,5% em 2009. Nos primeiros nove meses do ano passado, foram 500 mil unidades (alta de 51%) de notebooks. E mais 60 mil netbooks (93,7%). As ações da empresa subiram 230,62% em 2009, bem acima do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa), que avançou 82,66%.
Dentre os fatores relevantes na economia que favoreceram o setor de informática, pode-se destacar o retorno do crédito e o dólar baixo. Segundo dados do IBGE,