Economia
Matéria: Introd. à Economia Semestre: I Período Letivo: 2014.1
Professor: Leandro Turno: Noturno Hrs: 8 Aluno(a)____________________________________________________Data: ___/___/____
A Interação dos Agentes Econômicos
ROSSETI (2007, p. 168-183).
1 – A interação dos agentes econômicos fundamenta-se em dois fatores: a diversidade das necessidades humanas e a diversidade das capacidades pessoais. Mostre como esses fatores levaram à especialização, à divisão do trabalho e às trocas. E relate os benefícios dai decorrentes.
2 – Conceitue o escambo e explique porque esse sistema de trocas exige os dois seguintes requisitos:
a) Existência de necessidades coincidentemente inversas entre os parceiros de troca;
b) Fixação das relações de valor entre os produtos envolvidos, para a efetivação das trocas – ou, mais simplesmente, fixação de relações de trocas.
3 – Para o funcionamento de um sistema de escambo em que estejam envolvidos 10 produtos, torna-se necessária a fixação de 45 relações de trocas; se o número de produtos diferentes aumentar para 100, o número de relações de trocas que se torna necessário aumentará para 4.950. Explique as razões dessa escala progressiva e mostre por que ela representa um dos inconvenientes do escambo.
4 – O primitivismo do escambo é superado como emprego de mercadorias-moeda. A propósito dessa evolução, discuta os seguintes aspectos:
a) Características que as mercadorias-moeda devem reunir;
b) Motivo de ocorrência de grande variedade de mercadoria-moeda, em diferentes épocas e regiões;
c) Vantagens e benefícios sociais da utilização de mercadorias-moeda;
d) Principais problemas apresentados pelas mercadorias-moedas.
5 – Os inconvenientes decorrentes da utilização de mercadorias-moeda, como os cereais, gado, o sal, as fibras e outros produtos semelhantes, levaram os povos mais