economia
a) O impacto ocorre na curva de oferta de aguardente.
b) A quantidade de aguardente produzida diminui, pois segundo a reportagem, a cana de açúcar que é a principal matéria prima da aguardente, esta sendo destinada para a alimentação do gado. Com a queda na produção, a quantidade ofertada também diminui e consequentemente a tendência é uma alta no preço da aguardente.
Questão 2:
Com a queda na produção de trigo, a quantidade ofertada deste insumo para a produção de pão também diminui, com isso o preço do pão Francês sobe, fazendo com que a demanda por esse bem seja menor; como pão francês e mortadela são bens complementares, a tendência é que a demanda por mortadela também diminua e por fim com a escassez de demanda o preço da mortadela diminui.
Questão 3:
(F) Verificamos no enunciado que, conforme disse o presidente da Apas “Quando o setor de supermercados vai bem, a renda do brasileiro também segue crescendo”, sendo assim, se nos supermercados paulistas houve um aumento no faturamento, conseqüentemente a renda do consumidor também cresceu. E se a renda do consumidor cresceu, um produto que teve queda em seu consumo é considerado um Bem Inferior, ou seja, um bem que tem a demanda reduzida quando se tem um aumento na renda do consumidor.
(F) Não é possível se verificar no texto a comparação entre o consumo de açúcar e o consumo de doces industrializados.
(F) Pudemos inferir do texto que o uísque pode ser considerado um Bem de Luxo, pois a variação em sua demanda foi maior em proporção que a variação na renda do consumidor.
Questão 4:
No Plano Cruzado os preços foram estabilizados de forma forçada, então, o consumo aumentou e a oferta de alguns produtos se reduziu. Para que ocorra o equilíbrio do mercado, com a escassez da oferta, o preço é elevado.