economia
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
JOSEMAR ELIAS DA SILVA JUNIOR
O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA: SUA IMPORTÂNCIA E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO.
JOÃO PESSOA
2012
JOSEMAR ELIAS DA SILVA JUNIOR
O PAPEL DO ESTADO NA ECONOMIA: SUA IMPORTÂNCIA E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO.
Trabalho apresentado coordenação do curso de economia com vistas ao complemento da dispensa da referida disciplina.
Professora: Tatiana Losano.
JOÃO PESSOA
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico tem por finalidade apresentar um panorama acerca do papel do Estado na economia, apresentando preliminarmente um sucinto resumo acerca de sua historicidade e das teorias econômicas que dão embasamento ao tema em questão. Por conseguinte, elucidaremos a sua importância no âmbito do controle econômico estatal, bem como, às suas forma de atuação que poderá dar-se de maneira direta e indireta, sendo que no primeiro caso em caráter excepcional, expressamente autorizado por lei, e no segundo, contanto que seja observadas as funções estatais.
1. TEORIAS ACERCA DA INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA
Como forma de compreensão do atual modelo de intervenção do Estado na ordem econômica, se faz preponderante preliminarmente, um pequeno estudo acerca das principais teorias ou modelos de intervenção do Estado no domínio econômico, acrescido de um sucinto relato histórico.
O liberalismo econômico de Adam Smith considerava a economia como uma ciência exata, não carecendo, portanto, de sofrer intervenção estatal. Para o referido estudioso, a mão invisível, símbolo segundo o qual, o mercado, com uma boa estruturação e fluxo de atividades, promove uma alocação eficiente de recursos escassos, trata-se de um efeito que não necessita de lei para ser eficaz.
Contudo, o modelo liberalista decai com o craque da bolsa de Nova York, que