Economia
R: Para os mercantilistas a riqueza consistia no acumulo de metais preciosos e para os fisiocratas consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza como a lavoura, a pesca e a mineração.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais idéias?
R: Adam Smith. Suas principais idéias são: a produtividade decorre da divisão do trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata da troca, que finalmente, é estimulada pela ampliação dos mercados. Sendo necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
R: A teoria das vantagens comparativas diz que o comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção. Seu autor foi David Ricardo.
4) Qual a principal diferença entre a lei de Say e o principio keynesiano da demanda efetiva?
R: Na lei de Say a oferta cria a sua própria procura destacando o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego. No principio keynesiano o nível de produção nacional de uma economia é determinada pela demanda agregada ou efetiva.
5) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
R: Monetaristas: privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas: recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do estado.
Pós-keynesianos: enfatizam o papel da especulação financeira e da intervenção do Estado na economia.
Marxista: acreditava no trabalho como determinante do valor, mas era hostil ao capitalismo competitivo e à livre concorrência.