Economia
Segundo a reportagem do site G1.com.br, a economia brasileira cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, diz IBGE ( instituto brasileiro de geografia e estatística). O PIB trimestral , como ilustrato pelos gráficos fornecem informação necessária para acompanhar um desenvolvimento econômico. Apesar do melhor resultado ter sido no ano de 2010, ( 2,0%) o PIB brasileiro sofreu alterações significativas no ano de 2013.
Levando em consideração que entre o primeiro e o segundo trimestre de 2011 houve uma queda de 0,4% e dos mesmos trimestres do ano seguinte ocorreu uma queda de 0,1%, Conclui- se então um aumento de 0,9% em relação ao primeiro trimestre de 2013.
Ainda de acordo com a mesma reportagem, é possível fazer uma análise sobre a Ótica da Despesa, onde, o consumo pessoal é o componente mais estável e mostra como se distribuem os gastos pelos quatros agentes de despesa (consumidores, empresas, governo e estrangeiros.)
‘’ A despesa de consumo de famílias e a despesa de consumo na administração pública apresentaram crescimento de 0,3% e 0,5%, respectivamente, no período.
Com relação ao setor externo, as exportações de bens e serviços cresceram 6,9% e as importações aumentaram em menor ritmo:0,6%’’
Nota-se que os agentes de despesas