economia
3. Confronte o Monopólio com Oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
O monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, onde a oferta é dominada por uma única empresa. Existem vários motivos que provocam situações de monopólio, como por exemplo decisões estatais (alegadamente por motivos de interesse nacional ou de segurança) ou devido à proteção de direitos de propriedade intelectual - como é o caso das patentes.
No entanto uma situação de monopólio pode ser gerada pelas próprias leis da economia. Particularmente em sectores que exigem investimentos muito grandes e períodos de amortização muito longos, juntamente com a ocorrência de mercados muito pequenos, pode acontecer que a curva da procura de mercado se cruze com as curvas de custos marginais e médios numa zona em que essas curvas ainda se encontrem com inclinação descendente.Nesta situação ocorrem fortes economias de escala: quanto mais se produz mais barata fica a produção de cada unidade. Por este motivo, mesmo que haja vários concorrentes à partida, um deles acabará por eliminar os outros, produzindo mais e os mais baixos custos. Por este motivo designam-se estas situações como de monopólios naturais. Ao contrário do que acontece com a empresa concorrencial, a empresa monopolista enfrenta uma curva da procura com inclinação negativa. A procura que se dirige para a empresa monopolista coincide com a procura de mercado. Assim, se a empresa monopolista quiser aumentar a sua produção, terá que baixar o preço de venda de cada unidade.
A empresa monopolista tem portanto uma receita marginal (variação da receita proporcionada pela venda de cada unidade adicional) que pode ser positiva ou negativa. Na figura seguinte apresenta-se a curva da receita média - RMe, que corresponde à curva da procura D, e a curva da receita marginal RMa que, a partir de certo ponto é negativa. Para encontrar o