economia
A partir da década de 30, com John Maynard Keynes, economista inglês, que a macroeconomia ganhou impulso, e é considerado o seu fundador. Ganhou destaque após lançar o seu livro “A Teoria Geral do emprego, dos Juros e da Moeda”. A economia daquela ápoca previa que a mesma poderia permanecer abaixo da sua capacidade, com taxas de desempregos altas. Para solucionar este problema Keynes propôs intervenções estatais na economia com objectivos de estimular o crescimento e baixar o desemprego através da aumento dos gastos públicos e redução da carga fiscal.
Na macroeconomia ocupa-se de analisar o curto prazo, especialmente no que se refere á maximização do produto e da minimização do desemprego de fatores produtivos e da inflação.
2 MACROECONÔMICA MUNDIAL
A política macroeconômica, como toda política possui metas a serem atingidas. Dentre essas metas temos: crescimento econômico, distribuição de renda, emprego e desemprego, estabilidade de preços e inflação.
2.1 Emprego e Desemprego Refere-se a mão-de-obra como fator de produção dentro de um sistema econômico. O nível de emprego depende das expectativas dos empresários em torno do que vão produzir. Períodos de alto desempenho para a produção beneficiam a todos e geram o crescimento econômico. A questão do desemprego, que eclodiu principalmente a partir dos anos 30, é que permitiu um aprofundamento da análise da política econômica com o objetivo de fazer a economia recuperar o nível de emprego potencial. Para se ter uma idéia, o produto nacional dos Estados Unidos caiu, entre 1929 e 1933, 30% e a taxa de desemprego chegou a 25% da força de trabalho em 1933. Destacou-se então o trabalho do economista inglês John Maynard Keynes, cujo livro A teoria Geral do Emprego, do